Relacionamento ao Máximo,  Relacionamento conjugal

FALTA DE CONEXÃO NO CASAMENTO

O que você vai encontrar nesse artigo sobre falta de conexão no casamento:

  • Por que um casal vive uma vida inteira juntos e não consegue se conectar?
  • O que faltou na relação ao longo dos anos?
  • Há a possibilidade de reverter esse quadro?
  • Como reconstruir a relação?

POR QUE UM CASAL VIVE UMA VIDA INTEIRA JUNTOS E AINDA HÁ FALTA DE CONEXÃO NO CASAMENTO?

casal idoso distante um do outro - falta de conexão no casamento

Não é incomum a realidade da falta de conexão no casamento. O que é triste de se constatar!

Casais que estão juntos há muitos anos e vivem uma vida solitária dentro da própria casa. E mesmo casais mais novos passam por essa triste realidade!

Não há diálogos e quando estes surgem, normalmente são cheios de palavras desamáveis, ofensas, ironias ou simplesmente, respostas monossilábicas sem interesse algum de que a conversa se desenvolva além disso.

Não conseguem aprofundar os diálogos sem causar mágoa um no outro, sem aparecerem críticas e acusações.

Alguns desses casais dormem em quartos separados e, muitas vezes nem tomam as refeições juntos.

Cada um tem seu grupo de amigos tendo uma vida social completamente separada.

Não há mais interesse na companhia um do outro, mas também não se divorciam. Por quê?

Porque de certa forma há uma dependência, um medo de ficar completamente só, ou até, porque necessitam de alguém para apoiar suas frustrações.

Então, por que um casal vive junto e ainda existe a falta de conexão no casamento?

1. Rotina e Falta de Novidade:

O dia a dia se torna monótono e repetitivo, sem espaço para surpresas, aventuras e novas experiências.

Não houve interesse em aprofundar a relação, seja por interesses pessoais onde o lado profissional foi mais importante, seja porque deixaram a vida tornar-se rotineira e sem graça, deixando de acrescentar novidades e alegrias ao dia a dia. E com isso a paixão inicial se esvai, dando lugar à acomodação e à falta de interesse mútuo.

A necessidade de ganhar a vida, as dificuldades financeiras, o crescimento profissional, a educação dos filhos, os gastos familiares, vão causando um estresse cada vez mais crescente afastando o casal e tornando a vida conjugal amarga e cansativa e em consequência há a falta de conexão no casamento.

2. Falta de Comunicação e Diálogo:

A comunicação se torna superficial e focada em aspectos práticos do dia a dia.

As conversas giram em torno das finanças, da educação dos filhos, das compras do mercado, de quem vai levar os filhos à escola. Perdem a noção do que é comunicar-se e acabam caindo na mesmice e superficialidade.

Há dificuldade em compartilhar sentimentos, pensamentos e sonhos com o parceiro.

Não há mais espaço para descobrir o que o outro está sentindo, não há interesse nas emoções e necessidades do companheiro e muito menos para recordar os momentos bons que já viveram, até parece que esses momentos nunca existiram!

O diálogo se torna improdutivo, cheio de críticas e cobranças mútuas e muitas vezes cheio de ironias, acusações e palavras amargas.

Não conseguem mais se aprofundar na alma um do outro, perguntar um ao outro como se sente.

As mágoas acabam regendo os sentimentos do casal e palavras sçao ditas sem piedade ou sentimento.

Não conseguem falar em amor e com amor, apenas julgamentos e desafetos, lembranças ruins e xingamentos. Não conseguem ouvir sem interromper, não conseguem entender o sentimento do outro e nem falar sem querer ter a razão.

Sem uma comunicação de qualidade e profunda não há como haver conexão np casamento.

3. Individualismo e Falta de Compartilhamento:

Cada um se concentra em seus próprios interesses, hobbies e amigos, negligenciando a relação a dois.

Falta o senso de equipe, de união e de objetivos em comum. Mal conseguem distribuir as atividades do dia sem brigas.

O individualismo leva ao distanciamento emocional e à falta de intimidade, leva a uma relação solitária e cheia de mágoas e desentendimentos.

4. Ausência de Intimidade:

Casal se beijado dentro d'água, simbolizando a intimidade que falta de conexão no casamento

A vida sexual se torna irregular ou inexistente, se perde a paixão e a conexão emocional.

O toque físico e as demonstrações de afeto diminuem, gerando um clima de frieza e distanciamento.

Não mais se ouve: “eu te amo”, “você é especial para mim”, “preciso de você”…

Vivem mais como amigos – ou inimigos – do que como um casal.

E essa falta de intimidade física e emocional contribui para o afastamento do casal, para afalta de conexão no casamento, pois para que haja uma entrega física, uma intimidade verdadeira, é necessário primeiramente uma entrega emocional.

5. Falta de Perdão e Ressentimentos:

Mágoas acumuladas ao longo dos anos, ressentimentos não trabalhados e falta de perdão mútuo geram afastamento emocional e físico, ocasionando a falta de conexão no casamento.

Pessoas que tem dificuldade em superar conflitos passados e seguir em frente, tendem a cortar relações com quem se sente magoado ou dificultar a comunicação.

Pessoas que guardam mágoas e ressentimentos são pessoas amargas e tristes e, muitas vezes de difícil convivência, pois são pessimistas e estão constantemente deprimidas. Geralmente têm dificuldade em perdoar, gerando mais conflitos, ou se isolam, impedindo mais ainda o crescimento individual e do relacionamento.

Certa vez um dos discípulos de Jesus veio até Ele com uma pergunta intrigante. Preste atenção à resposta de Jesus ao questionamento: “Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?_ Não! – respondeu Jesus. Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete.” Mateus 18:21,22 NTLH

O perdão é o segredo de uma vida de paz e tranquilidade, tanto pessoal quanto na vida do casal, além de ser um antídoto para as doenças físicas e emocionais.

6. A Falta de Deus na relação:

Esse, para mim, é o fator principal.

Quando o casal não busca tempo para estar com Deus – JUNTOS – cada dia, abrem espaço para as tentações e ciladas de Satanás. E onde Deus não está, ele tem espaço de sobra para se instalar e se sentir dono do espaço.

Quando Eva se distanciou de Adão, ela desobedeceu a ordem que Deus havia dado e abriu um espaço para que Satanás se sentisse confortável ali.

Quando não colocamos Deus na nossa relação, abrimos espaço para que o inimigo se sinta confortável entre nós e deseje ficar. E quando ele fica, toma posse do lugar e passa a dominar, e o domínio de Satanás é cheio de intrigas, dor, desentendimentos, brigas, orgulho, egoísmo e falta de amor.

O QUE FALTOU NA RELAÇÃO AO LONGO DOS ANOS?

Uma janela molhada escrito i miss you - Saudade do tempo de conexão adequada
  • Tempo de Qualidade Juntos: Dedicar tempo para conversar, compartilhar experiências, ter hobbies em comum e criar memórias juntos. A rotina é boa para que nos organizemos, mas quando ela se torna a mestre da nossa vida familiar, não abrindo espaço para nada diferente, ou fechando as portas para criar oportunidades de união, de passatempos prazerosos, de atividades de lazer juntos, então é hora de reavaliar o espaço dela na relação. Tempo de qualidade parece ser algo cada vez mais ignorado, principalmente no início da relação quando o casal está preocupado em ‘vencer na vida’, conquistar os sonhos e crescer profissionalmente. A importância que se dá às coisas é mais importante do que às pessoas, e aí é onde mora o perigo. Às vezes é melhor demorar um pouco mais para realizar um sonho e assim, procurar conquistar uma relação saudável e sólida, onde então, os dois poderão caminhar a jornada juntos fortalecendo e ajudando um ao outro e revelando a falta de conexão no casamento.

  • Comunicação Honesta e Aberta: Expressar sentimentos, pensamentos e necessidades de forma clara, sem julgamentos ou críticas. É muito difícil a arte do ‘ouvir’, mas quando aprendemos que dar atenção ao outro também enriquece a nossa vida e nos amadurece, entenderemos o valor do ‘ouvir’. Ouvir o cônjuge é parar tudo o que está fazendo e olhar nos olhos; é desligar o celular e dar toda a atenção ao outro; é ficar atento aos gestos, às expressões do cônjuge, porque elas falam muito também.

  • Intimidade Física e Emocional: Cultivar o toque físico, as demonstrações de afeto e a conexão emocional profunda. Não deixar de dizer ‘eu te amo’ todos os dias e muitas vezes ao dia. Dar um beijo ao sair e ao voltar do trabalho. Abraçar. O abraço é, comprovadamente, um agente de saúde. Um carinho no rosto, andar de mãos dadas, estar perto – muito perto um do outro – sentindo o calor que o cônjuge transmite. Tirar tempo para namorar. Promover olhares furtivos e cheios de desejo. Pensar no cônjuge sensualmente etc.

  • Perdão e Reconciliação: Trabalhar os ressentimentos, buscar o perdão mútuo e seguir em frente com um coração leve. Para muitas pessoas não é fácil pedir perdão, mas esse é um item essencial para o apaziguamento, a quebra do orgulho, a reconciliação. Mas vocês devem conversar sobre os assuntos que os magoaram, em um momento em que os dois possam estar calmos e comprometidos com a resolução dos problemas de forma madura e pacífica.

  • Crescimento Individual e Conjugal: Buscar o desenvolvimento pessoal, investir em novos interesses e objetivos em comum como casal. Ter palavras positivas para o cônjuge, reconhecer e valorizar suas qualidades, ajudá-lo e incentivá-lo a desenvolver novas habilidades. Ler juntos assuntos nos quais necessitem de crescimento na área conjugal. A leitura em conjunto os ajudará a conversar e discutir sobre assuntos que de outra forma passariam despercebidos. A leitura conjunta serve, muitas vezes, como um terapeuta na relação, ajudando a guiar as discussões por um caminho mais seguro e tranquilo para ambos e gerando uma conexão no casamento que seja sólida e segura.

HÁ A POSSIBILIDADE DE REVERTER ESSE QUADRO?

O mesmo casal idoso tentando reverter a falta de conexão no casamento

É claro que há possibilidades sim! Lógico que haverá necessidade de mais paciência e empenho do casal para resolver seus problemas e talvez necessitem de uma ajuda profissional, mas isso não impede que tentem por si mesmos.

E vou listar alguns pontos a serem considerados na falta de conexão no casamento:

  • Reaprenderem a se comunicar: Buscar conversar com amor, empatia e respeito mútuo.
  • Redescobrir a paixão: Planejar encontros românticos, viajar, explorar novas experiências juntos e reavivar a intimidade física.
  • Investir em tempo de qualidade: Dedicar tempo para atividades que ambos apreciam, sem distrações externas.
  • Praticar o perdão: Buscar o perdão mútuo, deixar as mágoas do passado e seguir em frente com um coração leve.
  • Buscar ajuda profissional: Se necessário, buscar ajuda de um terapeuta de casais para auxiliar na resolução de conflitos e na comunicação eficaz.
  • Quanto mais cedo, melhor: os casais mais novos têm possibilidades muito maiores de se conectar logo no início do casamento não deixando que tudo o que foi listado anteriormente atrapalhe ao longo dos anos. Por isso, busquem essa conexão diariamente, levando em conta tudo o que foi realçado aqui.
  • Busquem a Deus: o mais importante é buscar na Fonte da Sabedoria e Amor a ajuda necessária.

Deus conhece as limitações e necessidades. Ele acompanhou toda a trajetória de vocês como casal e sabe onde as coisas saíram do controle e como colocar tudo no lugar novamente. Logicamente, será mais trabalhoso, porém não impossível e é de suma importância que os dois busquem juntos, afinal vocês são um casal, se um só quiser, se um somente buscar, as possibilidades de resolução serão muito menores e mais difíceis.

CRISTO COMO GUIA NA RECONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO

mãos dadas com o por do sol ao fundo
  • Amor Incondicional: Seguir o exemplo de amor incondicional de Cristo, perdoando o parceiro e amando-o mesmo com seus defeitos. O amor incondicional é um amor que “é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno.” 1Coríntios 13:4-8 NTLH

  • Comunicação Honesta e Aberta: Inspirar-se na comunicação clara e honesta de Jesus para dialogar com o parceiro com amor e respeito. Busquem nos Evangelhos a maneira de Cristo se comunicar com o ser humano e pratiquem no relacionamento de vocês.

  • Empatia e Compaixão: Praticar a empatia e a compaixão, buscando compreender os sentimentos e necessidades do parceiro. OUVIR com atenção, olhar nos olhos e compreender com o coração.

  • Perdão e Reconciliação: Seguir os ensinamentos de Cristo sobre o perdão e a reconciliação, buscando o bem-estar do cônjuge e do relacionamento.

  • Crescimento Espiritual Conjunto: Buscar o crescimento espiritual juntos, através da fé, da oração e da leitura da Bíblia. Esse é um passo muito importante. O casal que decide seguir com Cristo, terá dificuldades, mas também terá a ajuda de quem está acompanhando a relação desde o início. E terá ainda o interesse incondicional de um Deus que é todo amor para com seus filhos. E Ele tem interesse em que vocês cresçam juntos e sejam felizes.

CONCLUSÃO

Reconstruir uma conexão verdadeira exige tempo, esforço, dedicação e acima de tudo – AMOR.

Com fé em Deus, disposição para mudar e o compromisso de ambos os cônjuges, é possível reavivar a chama do amor e construir um relacionamento mais forte e duradouro.

Vocês precisam acreditar, dedicar tempo, esforço, paciência, entender que precisam recomeçar e aprender juntos e, então lutar com todas as forças, e no poder de Deus, para alcançarem a vitória.

“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” Filipenses 4:13 NTLH

“A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” II Coríntios 12:9 NTLH

Portanto, acreditem. Ele tem muito interesse em ver vocês bem e que o relacionamento seja duradouro e feliz!

Um abraço

Ivanise

P.S.: Você já teve a experiência da reconexão no relacionamento conjugal? Sim? Então deixe seu comentário abaixo. Ele poderá ajudar outros a acreditarem e lutarem pelo relacionamento deles também.

Instagram: @ivanisehp

Livros disponíveis da autora: impressos e ebooks

Propaganda do livro da autora: No Deserto da Vida
Deus pode restaurar o seu relacionamento conjugal
Propaganda do livro da autora: Longe do Pai
Uma história empolgante que também fala de relacionamentos, na parábola do Filho Pródigo.
Propaganda do livro da autora: A 'Loucura' de Deus
Saiba como o amor de Deus pode restaura seu relacionamento conjugal

Related

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *