Relacionamento ao Máximo,  Relacionamento conjugal

DIFICULDADES NO CASAMENTO

Não há dificuldades no casamento que um casal amparado por Deus, não possa superar!

Jota bateu a porta com força deixando a esposa falando atrás dela.

Sua cabeça parecia explodir. As dificuldades no casamento estavam piores a cada dia. Entrou no carro e dirigiu até o parque. Precisava de um lugar tranquilo para pensar, para se acalmar.

Nos últimos meses as coisas não iam bem. Parece que quanto mais fazia, mais a situação piorava. E até em casa onde poderia ter um pouco de paz, não conseguia encontrá-la.

Tudo parece ter começado com um desentendimento no trabalho com seu superior e agora ele o boicotava em todos os projetos.

As crianças, em casa, pareciam mais agitadas que nunca e não davam um momento de sossego. E para piorar, sua esposa parecia não entender as suas necessidades e desejo de silêncio e ficar só.

Fuga

Saiu do carro e andou um pouco por entre os caminhos do parque. Sentou-se, então, na grama na beira do lago. Alguns patos nadavam tranquilamente e pássaros cantavam na árvore ao lado.

Ele jogou uma pedra no lago e algumas ondas circulares se dispersaram a partir do lugar onde a pedra afundou.

Tudo ali parecia refletir a paz que ele tanto estava precisando: não queria sair dali. Não tinha vontade de encarar o outro lado da sua vida. Ele não tinha vontade de voltar para casa e encarar as dificuldades no casamento. Não tinha vontade de voltar e encarar a vida difícil e conflituosa.

Mas sua paz durou pouco. Um grupo de crianças de uma escola invadiu o espaço. Elas pulavam, gritavam, corriam atrás umas das outras, uma delas caiu e começou a chorar…

Num momento ele saiu de seus pensamentos e passou a observar aquele misto de balbúrdia, alegria e liberdade.

Lembrou-se do seu tempo de criança quando tudo era felicidade e brincadeira, na rua, com seus irmãos e amigos. Tempos bons que não voltariam!

Quando começara a ser infeliz?

Seus pensamentos voaram para o passado tentando encontrar alguma coisa.

Quando o Caos se Instala

Dificuldades no casamento. A vontade de se esconder.

Há momentos em que parece que tudo vai desabar sobre nós!

Problemas e mais problemas que se acumulam, ou se acumularam durante anos, parecem vir à tona todos de uma vez!

As pessoas à nossa volta parecem não nos compreender e, às vezes, colaboram com as dificuldades.

Em casa parece não haver um momento de sossego e compreensão da parte do cônjuge e filhos.

As dificuldades no casamento parecem tornar tudo mais difícil e insuportável.

Como casal parece que não conseguimos falar a mesma língua e discussões e mais discussões se avolumam, causando muitos atritos e até o desejo de não mais se falar.

Não há mais carinhos, não há mais palavras de amor, a proximidade física parece causar irritação para ambos.

E muitas vezes somam-se a isso problemas financeiros, problemas no trabalho e também na educação dos filhos.

O que era para ser bom, torna-se algo difícil de digerir e a vida se torna um caos.

Tudo se resume a problemas e dificuldades, principalmente dificuldades no casamento.

A vontade é de desistir, jogar tudo para o ar e correr para bem longe?

O que fazer? Como reagir a tudo isso?

Um Momento de Carinho

Um momento de carinho pode ajudar a diminuir as dificuldades nocasamento

Jota, imerso em seus pensamentos, ouviu uma vozinha falando ao seu lado: “Tio, tio é seu?”

Um menino parado em pé ao seu lado, tinha na mão um boné. “Sim, é meu, obrigado!”

Possivelmente uma rajada de vento o levara para longe!

O menino lhe entregou o boné com um sorriso e voltou para suas brincadeiras.

Pensou um pouco naquela cena do boné voando com o vento. Não tinha peso algum que o segurasse ali no lugar onde o colocara.

Pensou em si mesmo! Talvez lhe faltasse algo para prendê-lo ao solo, ou talvez ele estivesse tão preso que não conseguia voar!?

Dentro de si queria liberdade, mas sentia que não a tinha.

O que o prendia ao chão?

Sua família? As dificuldades no trabalho? As dificuldades no casamento?

Pensou em quando conheceu Ellen. Era a garota mais bonita que vira. O sorriso dela era cativante. Sua voz era meiga e seu olhar muito doce! Os primeiros anos de casados foram maravilhosos, mas tudo pareceu estar descendo morro abaixo. Quando tudo começou a acontecer? Quando as dificuldades no casamento começaram a surgir?

Foi quando as crianças apareceram na vida deles?

Não podia ser! Elas foram a realização da alegria que sentiam em amar um ao outro!

Por que Ellen não tinha mais aquele sorriso cativante, aquele olhar doce, a voz meiga?

Percebeu que ela também havia perdido aquela alegria de viver! Não havia mais o brilho no olhar. A meiguice e ternura haviam desaparecido.

Deitou-se na grama e fechou os olhos tentando colocar os pensamentos em ordem. Onde tudo começara a desabar?

Novamente lembrou-se do doce olhar de sua esposa. Como ele lhe fazia bem! Desejou vê-lo novamente! Onde ela o perdera?

Uma brisa suave bateu em seu rosto. Parecia um gostoso e aconchegante carinho! E era.

Orando Juntos e superando as dificuldades no casamento

Casal orando juntos

Lembrou-se de quando ele e a esposa ajoelhavam-se para orar em frente à janela da sala que dava para o jardim dos fundos da casa e a brisa acariciava o rosto enquanto oravam. Parecia que Deus estava a acarinhar-lhes enquanto falavam com Ele!

Há quanto tempo não oravam juntos? Há quanto tempo não chegavam na presença desse Amigo que os acompanhara em todo o tempo?

Em algum momento da jornada tomaram um caminho diferente do que Deus indicara para eles e as dificuldades no casamento se tornaram maiores e mais difíceis de contornar. Sim, era isso! Sabia que precisavam voltar a este caminho! Como o achariam? Será que Ellen estava disposta a percorrer esse caminho com ele novamente?

Lágrimas quentes escorriam pela sua face. Fazia muito tempo que não chorava. E o choro agora parecia limpar a sua alma. Lembrou-se das palavras de Cristo: “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.” Mateus 5:4

Era isso que precisavam: chorar juntos, orar juntos, ouvir a voz de Deus juntos, andar de mãos dadas, olhar um para o outro demoradamente – encontrando certeza no olhar do outro, rir juntos, olhar o horizonte juntos, percorrer a jornada juntos – mesmo que caíssem e se machucassem – precisavam estar juntos! Eram mais fortes quando estavam juntos de verdade!

De um salto levantou-se! Já demorara demais. Precisa voltar e encontrar Ellen.

Voltando

Ela estava ajoelhada em frente à janela que dava para o jardim dos fundos da casa. Ao vê-la seu coração não aguentou e chorou.

Jota entrou em casa silenciosamente sem que Ellen percebesse a sua presença e ajoelhou-se ao seu lado, abraçando-a ternamente. Ellen aconchegou-se em seu ombro e ficaram assim por alguns instantes. Jota então orou: “Senhor, toma o nosso coração, a nossa vida, pois não sabemos como fazer. Ensina-nos a amar um ao outro e a Ti, profundamente. Perdoa-nos onde temos falhado e ajuda-nos a vencer nossas dificuldades. Quero amar a minha esposa com toda a minha alma. Ensina-me, Senhor, por favor, ensina-me!” Ellen soluçando abraçou o esposo. Ele enxugou as lágrimas do seu rosto e a beijou ternamente. E o milagre aconteceu. O belo sorriso de Ellen brotou em seus lábios e o coração de Jota se aqueceu!

Era isso que precisavam! Convidar o Amigo de sempre para percorrer a jornada com eles, novamente!

As dificuldades no casamento surgiriam, sem dúvida, pois as forças do mal não têm interesse em ver um casal feliz. Contudo havia Alguém que entendia de dificuldades, de dor, de problemas e, em suma, poderia socorrê-los sem demora!

Entregando os Fardos

Dificuldades no casamento. Entregue os fardos a Deus

No meio do desespero e caos, podemos ouvir o eco de palavras poderosas que atravessam a escuridão e os tempos e, chegam ao coração:

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” Mateus 11:28 NTLH

São palavras de Quem nos conhece. Sabe de nossas aflições e dificuldades e quer nos ajudar.

São palavras de Quem sabe o que é sofrer e deseja aliviar o nosso sofrimento!

Mesmo em meio ao caos, não deixem de dobrar a alma em humildade diante de Deus e suplicar a força, o apaziguamento, o alívio, a ajuda que precisam.

Não há nada que um casal, que suplica com sinceridade, não possa superar quando ajoelhados, buscam na FONTE, o amparo, a força e a solução para as dificuldades no casamento!

Você acredita nisso? Já sentiu essa experiência em seu casamento? Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós!

Um abraço

Ivanise

E se você conhece alguém que se beneficiará desse artigo, não deixe de encaminhá-lo.

Outros artigos da autora.

Livros disponíveis da autora: impressos e ebooks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *