DEUS PODE RESTAURAR O SEU RELACIONAMENTO CONJUGAL
O que fazer quando o relacionamento conjugal está desmoronando?
O que você encontrará nesse POST:
- Ruínas
- Deus pode restaurar um relacionamento conjugal quebrado
- Como Deus restaura um relacionamento conjugal
- Como perdoar meu cônjuge
- Como construir um relacionamento conjugal forte e feliz
- Dicas para um relacionamento conjugal abençoado por Deus
- Conclusão
Ruínas
O que fazer quando o relacionamento conjugal está ruindo?
Você já viu alguma ruína? Com certeza já, se não pessoalmente, por alguma imagem.
Certa vez, em família, visitamos Pompeia, um sítio arqueológico muito famoso localizado na região da Campânia, sul da Itália. Ela foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C.. Ela só foi reencontrada em 1748. Se manteve oculta por 1600 anos embaixo de montões de cinzas e lama seca, que protegeram suas construções.
É impressionante ver como as casas, os anfiteatros, as padarias, as ruas, as casas de banho, as arenas de lutas etc. se mantiveram bem conservadas.
No entanto, para encontrar cada uma dessas construções, foi necessário um trabalho gigantesco de escavações, muita paciência por parte dos arqueólogos, e ainda, muitos patrocinadores para se chegar em cada parte da cidade e descobrir suas construções, preciosos tesouros de um passado remoto.
Ao andar pelas ruas vê-se que ali fora um lugar próspero e cheio de vida. Pode-se entrar em algumas residências e ver detalhes das casas e imaginar as famílias que ali moravam e como viviam. Pode-se ainda ver algumas ‘múmias’ de pedra – pessoas que não conseguiram escapar e foram soterradas pelas lavas do vulcão, e por curiosidade elas não se desfizeram em cinzas, mas petrificaram, o que as fez permanecerem por séculos. Dá para imaginar as ruas cheias de pessoas em um dia comum de comércio, ou as pessoas gritando nas arenas cheias para ver as lutas dos gladiadores. Dá para sentir a vida agitada que ali existiu e a alegria fogosa dos seus habitantes.
Porém, agora é uma muda lembrança de algo que já teve um alvoroçado vigor!
As ruínas são apenas lembranças, mas o interessante é que elas estão ali lembrando de algo que já existiu. E você já se perguntou como elas conseguiram permanecer por tanto tempo?
É porque quando aquela construção foi erigida, foi tomado tempo para fazer uma base muito sólida, bem-feita.
Acredito ser esse o segredo dessa longevidade!
E aí está o segredo para um relacionamento conjugal duradouro: a construção da base.
E o que seria essa base?
Deus pode restaurar um relacionamento conjugal quebrado: é possível construir sobre a base que ficou.
Se há ruínas é porque há uma base para elas. Se há uma base, há esperança de restauração.
“A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser pedra angular.” (Salmos 118:22 NAA) “Sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular. Nele, todo o edifício, bem-ajustado, cresce para ser um santuário dedicado ao Senhor.” (Efésios 2:21 NAA) “Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa.” (I Pedro 2:7) “E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12 NAA)
Eu creio que esse é o melhor recurso de restauração de um relacionamento conjugal. Deus é o Criador, Ele conhece sua criação e, portanto, sabe como ajudar, restaurar, ‘dar vida a um montão de pedras’.
Para nós poderá parecer somente uma ruína que, pode ou não, permanecer através dos tempos. Mas Deus vê aquilo que foi e que ainda pode ser. Ele vê vida através dos escombros. Vê paredes sendo restauradas e pintadas. Ele vê jardins sendo refeitos. Vê uma mesa posta com pessoas sorrindo em volta dela. Ele vê um fogo crepitando na lareira e aquecendo a casa e silhuetas na parede refletidas pela luz do fogo. Vê passos, ele ouve vozes. Ele sente a vida fluindo de cada canto daquelas ruínas se transformando novamente em um lar. Ele vê lábios sorrindo e corações felizes.
O profeta Isaías faz um relato muito inspirado a respeito desse Deus restaurador:
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados, a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus, a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que choram em Sião uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito angustiado. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória. Reconstruirão as antigas ruínas, restaurarão os lugares anteriormente destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração.” Isaías 61:1-4 NAA
Sempre que leio esses versos penso numa família sendo restaurada pelo Seu amor e paciência. Sim, eu creio que Ele pode restaurar vidas, relacionamentos conjugais, famílias. Ele pode transformar ruínas em construções sólidas que ultrapassarão os tempos e as dificuldades que surgirem.
E saiba que Ele tem muito interesse em restaurar o teu casamento, o teu relacionamento conjugal.
Como você pode ter certeza disso?
O profeta Isaías – no verso acima – fala sobre o ministério de Cristo junto à humanidade e nos revela algumas coisas importantes:
- “enviou-me a curar os quebrantados de coração”: isso é restauração das dores, das mágoas, do sofrimento.
- “a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados”: isso significa libertação das dificuldades, dos tormentos, das brigas, dos desentendimentos.
- “a consolar todos os que choram”: isso é abrandamento da dor que aperta a alma, é o oferecimento de algo para secar as lágrimas, é dizer que Ele está ali e que ficará tudo bem, é um abraço apertado que nos faz ouvir as batidas do Seu coração.
- “e a pôr sobre os que choram em Sião uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito angustiado”: isso é a compensação pela dor, sofrimento, desilusão.
- “Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória”: você tem ideia de quanto tempo permanece um carvalho? De como ele suporta as intempéries do tempo como fortes nevascas, temporais e continua forte nas encostas das montanhas, mesmo em terrenos com muita pedra? Pois é isso mesmo que Deus promete para o teu relacionamento. Plantá-lo como uma árvore forte que aguentará as mais rudes provas.
- “Reconstruirão as antigas ruínas, restaurarão os lugares anteriormente destruídos”: e essa promessa? Que maravilhosa! Sim, Deus deseja reconstruir, restaurar a vida de vocês, o relacionamento de vocês a partir daquilo que vocês já haviam construído antes. Ele quer ser a base desse relacionamento conjugal, torná-lo sólido, capaz de suportar as mais dificultosas lutas.
- “e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração”: para mim esse é o ponto focal desse verso, Ele não só tem interesse em restaurar o relacionamento conjugal de vocês, mas fazer dele um marco para as gerações que virão depois de vocês. Isso é profundo e maravilhoso! Um relacionamento quebrado e restaurado que servirá de modelo e inspiração para as gerações futuras. Sim, porque cada relacionamento restaurado por Ele significa mais uma vitória sobre o pecado, sobre o príncipe deste mundo que destrói em seus habitantes a paz, a harmonia e o amor. Porém, quando Cristo restaura essas qualidades na vida de um ser humano, Ele restaura Seu reino aqui neste mundo. E vocês serão a prova disso! Isso é poderoso!
Portanto, Cristo é a base, a pedra mestre do relacionamento conjugal e, se ela faltar a construção não terá solidez e garantia.
Como Deus restaura um relacionamento conjugal
Deus é o Poder Supremo e a Fonte de esperança para a restauração do relacionamento conjugal, mas o casal também tem a sua parte a desempenhar.
Ele poderia fazer tudo acontecer de repente? Eu creio que sim, mas também creio na sabedoria infinita de Deus. E Ele sabe que, se isso acontecer, os passos que serão necessários para o entendimento e amadurecimento do casal, não serão dados, e eles não aprenderão a importância desse amadurecimento, e o suor derramado para esse crescimento. Estes são itens importantes para que não haja o desmoronamento da relação novamente.
E então, como Deus age?
A primeira coisa que Ele espera de vocês é fé: crer que Ele pode intervir e operar milagres.
“Deus pode ajeitar isso para vocês, dando-lhes tudo o que necessitam — e mais ainda — para que não só haja o suficiente para suas próprias necessidades, mas também sobre em abundância para darem prazerosamente aos outros.” 2 Coríntios 9:8 NBV-P
Ele não só dará o que vocês necessitam, mas dará muito mais a fim de que vocês repartam com outros. Repartir fé, esperança, aprendizados, a experiência da reconstrução, e o amor que Ele deu e dá a vocês.
Ele espera ainda que vocês aprendam a se comunicar com Ele, tanto como indivíduos quanto como casal. Aprendam a tirar tempo para comunhão e oração, para crescerem sós e juntos em amizade e companheirismo com Ele; em fé e obediência a Ele; em serviços de amor ao próximo, a fim de mostrar aos outros o grande amor que vocês têm recebido Dele.
Ele também deseja compromisso. Vocês precisarão se esforçar para reconstruir o relacionamento, mesmo diante de desafios. Mesmo diante do desânimo e das impossibilidades. Ao assumir um compromisso com Ele para essa restauração, vocês necessitarão dar tudo de si para que as coisas aconteçam. Pedra a pedra, tijolo a tijolo, deverão ser colocados. Ele os ajudará, dando força e ânimo, mas vocês terão que colocar ‘as pedras’ no seu devido lugar nessa construção.
Exercer o perdão. Sim, as mágoas e desapontamentos para com o cônjuge são, possivelmente, os maiores obstáculos para começar a colocar as coisas no lugar. Por isso perdoar e pedir perdão é um passo muito importante para que vocês possam começar o processo de reconstruir a vida juntos novamente.
E não se esqueçam de pedir perdão a Ele por todas as vezes que vocês deixaram de acreditar no Seu poder.
Como perdoar meu cônjuge
Libertando-se da mágoa e ressentimento, abrindo assim, caminho para a cura.
“Então Pedro, aproximando-se, perguntou a Jesus: — Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Jesus respondeu: — Não digo a você que perdoe até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Mateus 18:21-22 NAA
“E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem, para que o Pai de vocês, que está nos céus, perdoe as ofensas de vocês.” Marcos 11:25 NAA
“Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.” Efésios 4:32 NAA
O perdão é um dos principais passos para a cura. Ele nos liberta das mágoas que oprimem nosso coração e que nos adoecem. Traz saúde ao corpo. Ele traz paz ao nosso coração cansado. Nos faz sorrir novamente. Sim, o perdão tem todo esse poder. E você só experimentará tudo isso se pedir perdão, se der perdão.
O perdão é uma via de mão dupla: é preciso dar e sentir, para que a cura seja completa e eficaz.
É necessário entender, porém, que precisa haver mudanças em nossa maneira de ser e proceder para não incorrermos em replicar nossos erros indefinidamente. Temos outros posts que poderão ajudar você a vencer alguns obstáculos pessoais, e aprender a se conhecer, a fim de que perceba o que, em você, pode atrapalhar o relacionamento conjugal de se desenvolver: Autoconhecimento, Como desenvolver o Autoconhecimento, Como o casamento pode melhorar com o Autoconhecimento, Relacionamento tóxico, O que faz um relacionamento se desgastar e perder a graça, Vença sua batalhas pessoais.
O perdão vem de dentro. É um sentimento genuíno que oferece à outra pessoa a capacidade de seguir sua jornada livre da culpa que a esmaga.
É ainda um alívio para o coração sobrecarregado de amargura; de saber que ele pode sentir a doce graça de ser liberto da carga pesada que o pecado o faz carregar.
Como construir um relacionamento conjugal forte e feliz;
- Comunicação: um diálogo honesto e aberto com o cônjuge é muito importante.
Essa talvez, seja a maior barreira a vencer num relacionamento conjugal quebrado.
O casal colecionou muitos momentos de discussões infindáveis, onde as palavras feriam e destroçavam o coração, portanto o desafio para fazer diferente é grande, mas vocês podem avançar nessa etapa desenvolvendo um diálogo consciente e harmonioso. Isso não acontecerá de uma hora para outra, mas vocês poderão insistir nesse crescimento, pois o relacionamento de vocês agradecerá.
As palavras certas, no momento certo, com um tom de voz adequado, com prudência e sabedoria são um poderoso instrumento de crescimento e aproximação. E isso vocês só conseguirão com a ajuda de Cristo, através do Seu Espírito influenciando vocês. E a oração e comunhão com Ele ajudarão vocês a adquirirem essas características tão poderosas.
Se vocês quiserem crescer mais nesse assunto de comunicação, sugiro que leiam esse post aqui no nosso Blog: A comunicação do casal.
- Humildade: Reconhecimento de erros e disposição para mudança.
Esse é um ponto em que muitos casais caem porque acham que o outro é que deve se desculpar.
Não reconhecer sua parcela de culpa na situação só trará mais desavenças e, pode ter certeza, vocês não conseguirão reconstruir o relacionamento.
A humildade é um termômetro do amadurecimento espiritual.
E o primeiro ponto a ser considerado aqui é o reconhecimento das faltas diante de Deus: ”Se vocês se humilharem debaixo da poderosa mão de Deus, em sua ocasião oportuna ele exaltará vocês.” 1 Pedro 5:6 NBV-P
E o segundo ponto é a nossa relação com os outros: ”Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.” Filipenses 2:3-4 NAA
Humidade não é uma atitude desprezível, antes, é uma qualidade que somente os nobres e fortes possuem.
- Amor: A base fundamental para um relacionamento saudável.
Esse item é indiscutível. Sem amor não há qualquer relacionamento, nem com outro ser humano nem com Deus.
“Nós amamos porque ele amou primeiro.” (I João 4:19 NAA)
“O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13:10 NAA)
“Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (I João 4:8 NAA)
Portanto, para amar meu cônjuge é preciso primeiro amar a Deus. Ao amar a Deus buscarei na Fonte o verdadeiro amor que fará o relacionamento se desenvolver dentro dos verdadeiros princípios.
E se vocês desejam crescer nesse item de primeira importância, estudem juntos I Coríntios 13 com oração e desejo de crescer. Vocês verão quanta coisa deixaram de colocar em prática ao longo do relacionamento conjugal e que, certamente, fez falta ao buscar se entenderem e desenvolverem um relacionamento saudável.
Dicas para um relacionamento conjugal abençoado por Deus:
Vou deixar aqui mais algumas dicas para que vocês possam colocar em prática no relacionamento de vocês:
- orem juntos todos os dias – se necessário mais de uma vez ao dia;
- busquem atividades que envolvam o casal;
- reconheçam os pontos fracos de vocês e os fortaleçam (com um bom diálogo);
- busquem momentos só com vocês dois;
- leiam juntos: no início, leituras para o enriquecimento do relacionamento conjugal;
- tirem tempo para se conhecerem melhor (mesmo que já estejam casados há um bom tempo, pois se estão em crise é porque lhes falta mais dedicação a esse ponto);
- cultivem o amor (estudem I Coríntios 13 com bastante calma);
- usem palavras amáveis um para o outro com sinceridade;
- vão deitar-se juntos: isso lhes dará oportunidade de conversar, conhecer-se, namorar;
- passem mais tempo um com o outro do que com amigos;
- cultivem amizades que sejam do casal;
- deem mais tempo à família do que ao trabalho;
- busquem uma comunidade religiosa para fazerem parte (isso os ajudará a manterem-se unidos a um propósito, porém, ao encontrarem essa comunidade, se não têm uma, envolvam-se em atividades em que o casal esteja junto);
- ensinem aos filhos a respeitarem o tempo de vocês.
Outros recursos de que vocês poderão se utilizar para crescer juntos:
- Bíblia: nela vocês encontrarão muitas orientações e princípios para a vida conjugal.
- Terapia: vocês poderão encontrar apoio profissional para superar obstáculos. Há muitos bons terapeutas de casal.
- Grupos de apoio: nesses grupos vocês poderão compartilhar de experiências e aprendizados com outros casais. Algumas denominações religiosas oferecem encontros de casais que são uma fonte riquíssima de amizades e apoios.
- Livros e artigos: nesses vocês encontrarão muitas informações e ferramentas para fortalecer o relacionamento.
Conclusão:
Não se esqueçam que:
- A restauração de um relacionamento conjugal é um processo que exige tempo, esforço e compromisso de ambos os parceiros. E muita paciência.
- Exige muito trabalho (às vezes gigantesco) de ambas as partes e o casal deve estar disposto a enfrentar as dificuldades que surgirem. Porém, se trabalharem com vontade, energia e muita oração – juntos e separadamente – o resultado é maravilhoso e lá no futuro, depois de trinta, quarenta, cinquenta anos de relacionamento conjugal, vocês serão imensamente gratos um ao outro e a Deus por não terem desistido. Eu garanto a vocês. A felicidade de ter alguém ao seu lado e que compartilhou com você a maior parte da vida, das lutas, dos fracassos, das vitórias, das realizações, dos melhores momentos, dos filhos crescendo, dos netos, da família reunida – NÃO TEM PREÇO.
- Deus está sempre disposto a ajudar aqueles que buscam Sua orientação e ajuda e Ele não vai deixá-los sozinhos nessa luta.
- A fé e a esperança são essenciais para superar os desafios e construir um relacionamento forte e duradouro.
- É muito importante que os dois queiram essa restauração e que a busquem com todo o interesse, pois só assim vocês conseguirão, pouco a pouco ir restaurando as ruínas e tornando o lar de vocês um lugar de paz, harmonia e amor.
- Não deixem de procurar ajuda profissional, se necessitarem, pois o caminho será um pouco mais rápido e fácil com alguém direcionando vocês. Isso vai ter um custo, mas não deixem de considerar – é um investimento importante na ‘bolsa de valores familiar’.
- Depois de tudo o que passaram e o esforço para reconstruir as ruínas do relacionamento, vocês poderão olhar para o passado e para o presente e ver a imensa construção que está em pé, forte e bela, para que outras gerações acreditem que ali é um lugar cheio de vida e que vale a pena tentar e não desistir. Vocês serão colunas fortes para que essas gerações se inspirem e acreditem que Deus pode todas as coisas.
- E não se esqueçam ainda: o amor verdadeiro só Deus pode colocar no coração de vocês.
“Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória. Reconstruirão as antigas ruínas, restaurarão os lugares anteriormente destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração.” Isaías 61:4 NAA
Desejo só sucesso a vocês!
Um abraço
PS.: Ah! E não deixe de compartilhar esse post. Outros podem precisar também!
Obrigada por tomar tempo para ler e, se desejar, pode deixar seu comentário!
2 comentários
EVANDRO SOARES DA COSTA PEREIRA
Muito muito bom!
Bernardo e Ivanise
Obrigada por sua resposta e por ler o nosso blog! Esperamos poder fazer diferença na vida das pessoas! Há outros artigos nessa linha dentro do Blog, se você ainda não viu, convido a consultá-los.