Educação,  Família

10 DICAS PARA PAIS COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

10 Dicas para pais comprometidos com a educação dos filhos:

1. Discipline com amor

Primeira das 10 dicas para pais.

Pais que são comprometidos com a educação dos filhos compreendem que necessitam colocar o amor nessa educação.

Quando os pais usam de gritos, xingamentos, insultos para disciplinar e educar seus filhos, passam uma mensagem confusa para eles, provocando insegurança e afastamento.

Se você estiver nervoso é melhor acalmar-se primeiro para então decidir o que vai fazer. Quando disciplinamos em meio a um momento acalorado, tendemos a não agir com prudência e podemos nos arrepender mais tarde por palavras ou atitudes inconsequentes e, muitas vezes, será difícil corrigir o estrago feito na mente e emoções dos filhos.

Portanto, use de sabedoria ao disciplinar. Aquilo que ensinamos ou passamos aos nossos filhos, eles levarão na construção do seu caráter e a nossa forma de agir pode incorrer em uma formação defeituosa no caráter deles.

Ensine-os a fazer a coisa certa, mas você precisa fazer primeiro. Incentive neles o bom comportamento com palavras e atitudes de apreciação e motivação, isso evitará muitas coisas que você não deseja ver neles. Portanto, conversem com eles, tentem entender o porquê de terem agido como agiram e ajude-os a ver que podem reagir de maneira diferente numa próxima vez.

Não deixe de elogiá-los quando fizerem o que é certo. Porque quando usamos somente palavras negativas, provocamos um sentimento de desânimo e incompetência neles e eles agirão de acordo com aquilo que infundimos em suas mentes.

2. Que eles vejam em você um exemplo positivo

segunda das 10 dicas para pais.

“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.” Albert Schweitzer

“Exemplo não é uma outra maneira de ensinar, é a única maneira de ensinar.” Albert Einstein

Portanto, dê o exemplo em boas maneiras e atitudes, honestidade, bondade, mansidão, cavalheirismo, humildade e amor.

O pai seja gentil e amoroso com a mãe de seus filhos, assim eles aprenderão a ser gentios e amorosos com ela também e com o cônjuge, quando chegarem no tempo de ter um, e com outros também.

Se o lar for um ambiente positivo e acolhedor, onde eles encontrem o amor e o incentivo para serem boas pessoas e vejam em vocês esse exemplo, com certeza reproduzirão isso também.

Cuidem com as palavras que falam pois os filhos ouvem até quando você acha que eles estão desatentos. Lembrem-se, se eles ouvirem vocês dizendo palavrões, acharão que podem dizer também. Filhos são perfeitos imitadores.

Tenham valores bem definidos na vida e no lar e deixem esses valores bem claros e, porque eles devem ser seguidos. Façam-nos compreenderem a razão das coisas que vocês ensinam e eles aceitarão com prazer os seus ensinamentos, ainda mais se vocês viverem o que dizem.

“Seja você mesmo um exemplo de boas obras. No ensino, mostre integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível … não tendo nada de mal a dizer a vosso respeito.” Tito 2:7,8 NAA

3. Comunique-se com eles de maneira eficaz

terceira das 10 dicas para pais.

Se a comunicação de vocês com eles for clara e eficiente, eles compreenderão o que vocês querem dizer e terão prazer em obedecer e agir de acordo com aquilo que vocês propuserem.

Deixem claros para eles quais são os valores da família e porque é importante que eles reproduzam esses valores em suas vidas.

Sejam pacientes e compreensivos com eles, escutem atentamente seus planos, ideias e sonhos mesmo que você discorde. Coloque seu ponto de vista a respeito das coisas que discordam e dê oportunidade para que haja uma discussão sadia e respeitosa.

Não deixe de conversar com eles sobre valores e princípios e deixe claro a forma como pensam e como os educaram e por quê.

“Falar obscuramente, qualquer um sabe; com clareza, raríssimos.” Galileu Galilei

“O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela já foi alcançada.” George B. Shaw

“Do mesmo modo, se vocês falarem palavras que não são compreensíveis, como alguém saberá o que vocês querem dizer? Seria a mesma coisa que falar ao vento.” I Coríntios 14:9 NAA

4. É importante estabelecer limites e regras claras

quarta das 10 dicas para pais.

Um país sem leis é terra de ninguém. Um lar sem regras é uma semeadura de fora-da-lei.

No entanto, as regras devem ser justas e terem consistência e coerência. Sim, porque se hoje é de um jeito e amanhã de outro, gerará conflitos e desânimo para obedecer.

Os filhos devem compreender a importância das regras no lar, na escola, no país etc. Portanto, não deixe de explicar a eles o porquê das regras e a necessidade de as obedecer e que a desobediência acarreta sanções. Porém, seja justo, consistente e firme na aplicação das regras e das sanções, para que eles entendam perfeitamente o papel deles no lar e na sociedade e desempenhem esse papel de forma coerente a fim de se tornarem bons filhos e bons cidadãos.

Ensine-os ainda que Deus também tem suas leis e que deseja que as obedeçamos. Essas leis estão em Sua Palavra (Êxodo 20).

Deixe-os entender que a obediência é um fator de felicidade e bem-estar para todos.

5. Passe tempo de qualidade com seus filhos

quinta das 10 dicas para pais.

Deixe que seus filhos vejam o quanto você tem interesse por eles.

Deligue o celular quando estiver em casa na presença deles. Deixe a televisão para momentos em que você está sozinho e use o tempo para conversar com eles, interagir com seus filhos.

Demonstre o seu amor e carinho por eles todos os dias dando tempo de qualidade para eles na tua presença. Busque jogos em que vocês possam participar juntos, façam atividades esportivas em família como jogos com bolas, jogos com tacos, caminhadas, acampem em família em alguns finais de semana, façam montanhismo etc.

Se eles forem pequenos, tirem tempo para brincar com eles e ler histórias, dar um beijo de boa noite quando eles já estiverem na cama. Enfim, participem da vida deles, ouçam suas aventuras e histórias, valorizem o tempo que passam com eles.

Há muitas atividades que vocês poderão desenvolver em família e quando vocês tomam tempo para eles, eles terão muito mais disposição em obedecer e fazer as coisas que vocês desejam que façam.

6. Incentive a aprendizagem

sexta das 10 dicas para pais.

Se vocês desejam que seus filhos vão bem na escola tirem tempo para acompanhá-los em sua aprendizagem escolar. Ajudem-nos com os deveres de casa, os trabalhos escolares, participem das reuniões na escola em que estudam, sejam pais presentes nesse quesito, não deixem a educação somente para os professores.

Incentivem a leitura comprando livros para eles, lendo para eles. E se eles virem que vocês dedicam tempo para ler também, se interessarão muito mais.

Façam atividades educativas como visitar museus, bibliotecas, caça à tesouros da natureza (estejam preparados para ensinar sobre o que acharem), mostrem o céu noturno e aprendam com ele sobre as estrelas e planetas visíveis a olho nu, vocês podem ainda ter um aquário para aprender sobre a vida aquática, deem a eles a oportunidade de terem um bichinho de estimação para que aprendam cuidar e entender os bichinhos (há muito aprendizado aí).

Incentivem-nos a participar das atividades caseiras começando por aprender a arrumar seu quarto, manter seu armário organizado. Tudo isso demanda tempo por parte dos pais, mas com o tempo vocês terão parceiros para ajudar a manter a casa organizada e limpa.

Despertem neles o desejo de aprender oferecendo a oportunidade de conversar sobre diferentes assuntos. Mostrem a eles a importância de aprender e incentivem-nos a crescer nessa área.

7. A escola dos seus filhos também deve estar na sua lista de interesses

sétima das 10 dicas para pais.

Estejam presentes nas reuniões de pais e professores.

Conversem com os professores sobre o progresso da educação de seus filhos. Perguntem como é o relacionamento deles na escola com os colegas e com os professores.

Ajudem-no com as atividades escolares e mostrem a ele que você tem o desejo de que ele se desenvolva bem nas suas atividades escolares.

Procurem descobrir métodos que os possam auxiliar no aprendizado, caso estejam enfrentando dificuldades.

Inteirem-se dos métodos de ensino da escola e vejam se eles refletem o que vocês querem para a educação deles.

Escutem-no quando estiver com dificuldades na escola. Ele pode estar sofrendo bulling, ou passando por momentos de desadaptação, ou ainda por problemas de saúde que estejam interferindo em sua aprendizagem. Estejam atento aos sinais. Sejam participativos. Envolvam-se com a educação de seus filhos.

8. Incentive a independência

Oitava das 10 dicas para pais.

Os filhos necessitam aprender a ser independentes.

Hoje estão conosco, no entanto, logo terão que se virar por conta própria e se não estiverem preparados sofrerão muito mais, portanto, ensinem-nos a lutar pelo seu espaço, pelos seus sonhos, a executarem seus planos.

Dê a eles responsabilidades de acordo com a sua idade e ensinem-nos a executarem e depois acompanhem o seu desenvolvimento nessa tarefa, ajudando-os a crescerem naquilo que estão aprendendo.

Confiem neles e incentivem-nos a desenvolver novas habilidades e na tomada de decisões.

Sejam seus mentores, mas deixem-nos andarem com as ‘próprias pernas’ a fim de se conduzirem de forma eficiente diante das responsabilidades e novos desafios.

Entendam que eles precisam enfrentar dificuldades e acharem soluções. Isso os ajudará a serem adultos bem desenvolvidos e prontos para agir quando necessário e por conta própria.

9. Vocês são um modelo para eles

nona das 10 dicas para pais.

Portanto, cuidem-se.

Eles precisam ver vocês valorizando a saúde, cuidando do tempo de vocês e sem exageros no trabalho.

Façam atividade física e deixem-no ver que vocês se interessam em manter uma boa forma porque querem viver mais e melhor.

Se eles virem que vocês se interessam por cuidar da saúde mental, mantendo um tempo de meditação e comunhão, a fim de encontrarem o equilíbrio em meio há tanta confusão no entorno, eles aprenderão a valorizar esse hábito e a desenvolvê-lo também.

Permitam que ele veja que vocês tiram tempo para relaxar e se divertir. E se vocês tirarem uma parte desse tempo com eles, permitirão que eles absorvam a importância disso na vida deles também.

Mostrem que vocês não são um homem ou uma mulher de ferro e que muitas vezes necessitarão da ajuda de outros e até deles. Essa atitude desenvolverá neles altruísmo e amor ao próximo.

10. Não desanime quando vir que algo não deu certo

décima das 10 dicas para pais.

Nem tudo são flores, há espinhos também.

Portanto, se algo der errado, comecem novamente, tentem outras formas de fazer, busquem ajuda, aconselhem-se com outros que já passaram pelas fases que vocês estão passando e recomecem. Sempre haverá outro jeito.

E não esqueçam que vocês podem contar com a ajuda Daquele que tudo sabe e tudo vê: Deus.

Ele sabe das necessidades e desafios da paternidade e tem muito interesse em participar com vocês desses desafios e ajudá-los em suas necessidades e deficiências.

“Deixem com Ele todas as suas preocupações e ansiedades, pois Ele está sempre cuidando de vocês.” I Pedro 5:7 NBV

Enfim, ser pai e mãe é uma tarefa que exige esforço e atenção, muito compromisso e trabalho, mas valerá a pena cada esforço, cada tempo dedicado a eles, cada compromisso de adulto que vocês deixarem por causa deles, cada lágrima que vocês venham a derramar, cada célula gasta para fazer deles a pessoa maravilhosa em que se tornarão.

E então, vocês se deliciarão com o sorriso recebido, com o abraço carinhoso, com a mão pequenina que deseja segurar a de vocês, e se derreterão com: “Amo você mamãe!”, “Amo você papai!”

Sejam felizes e não desanimem.

Muitos conseguiram. Vocês também conseguirão!

Um abraço

Ivanise

PS.: Ah! E não deixe de compartilhar esse post. Outros podem precisar também!

Obrigada por tomar tempo para ler e, se desejar, pode deixar seu comentário!

Outros artigos da autora.

Livros disponíveis da autora: impressos e ebooks

Instagram: @ivanisehp

Propaganda do livro da autora: A 'Loucura' de Deus
Saiba como o amor de Deus pode restaura seu relacionamento conjugal
Propaganda do livro da autora: No Deserto da Vida
Deus pode restaurar o seu relacionamento conjugal
Propaganda do livro da autora: Longe do Pai
Uma história empolgante que também fala de relacionamentos, na parábola do Filho Pródigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *