A Vida de Casado
A Vida de Casado Não é Para Qualquer Um
Pois é, a vida de casado não é para qualquer um!
Acordar todas as manhãs e ver a mesma pessoa ao seu lado por 30, 40 ou 50 anos é um grande desafio!
E por que a vida de casado é um desafio?
Depois de trinta anos, ali está a mulher com quem você se casou talvez acima do peso, os cabelos já estão ficando cinzas, a pele começando a enrugar. Aquela beleza da juventude está se perdendo no tempo e, pode ser que ela esteja mais distraída e esquecida.
Mas a mulher pode olhar para o lado e ver as mudanças também. Logicamente, depois de trinta anos juntos os dois mudam, e quem sabe ali está um homem mais ranzinza, com menos cabelo, quem sabe uma barriguinha, incomodado com o barulho dos netos, com o latido do cachorro do vizinho, com a comida que não fica pronta na hora.
A paciência com os erros parece já não ser a mesma e os dois se irritam com mais facilidade, principalmente um com o outro.
As datas tão comemoradas antigamente na vida de casados como o Dia dos Namorados, o dia do casamento, o começo do namoro, já estão engavetadas e os dias decorrem um após o outro como se a ampulheta do tempo fizesse questão de torná-los como grãos de areia tão somente.
Abraços e beijos tão frequentes outrora, agora são um evento peculiar. Sexo, então? Só para ocasiões especiais! Sair de mãos dadas? Isso é para a juventude!
O Tempo Juntos
O tempo parece colocar poeira sobre as lembranças e elas vão ficando esquecidas e encobertas.
Os dias apenas vão e vem, colecionando poucos eventos especiais, poucos encontros verdadeiros, quase nenhuma emoção. E duas almas vagueiam pelas linhas dos dias quase apagadas, apenas seguindo um curso, que acham ser natural nessa vida de casados.
E quando conversam algo diferente é para saber qual a sobremesa do final de semana, se é que ela ainda faz parte do cardápio. Sem assuntos interessantes, sem diálogos enriquecedores, só formalidades corriqueiras, importantes sim – interessantes? – nem tanto!
Ops! Estou descrevendo a sua vida de casado?
Desculpe-me, então!
Mas, afinal, é sempre assim mesmo?
Isso acontece na vida de casado de todos os casais que permanecem todo esse tempo juntos?
Com bastante sinceridade, parece-me que isso acontece na vida de casado de muitos que permanecem todo esse tempo juntos!
Porém, se a expressão é ‘muitos’, então não é ‘de todos’!
Sim, e essa realidade é animadora!
Nem todos vivem assim. E se há casais que vivem uma realidade diferente, então, sim é possível uma vida de casado diferente!
Acordar de manhã e ver que ainda está com a pessoa que ama há mais de trinta anos, é a maior alegria da vida!
Poder ter com quem tomar o café da manhã, admirar as coisas boas da vida, apreciar a natureza exuberante em cada estação, andar de mãos dadas, planejar a vida, realizar sonhos… tudo parece um novo dia cheio de vida para viver!
Planejar a Vida
Um casal com mais de trinta anos juntos ainda precisa planejar a vida? Ainda há coisas a serem orquestradas?
Um casal que ama viver, vai continuar planejando cada momento.
Vai continuar sonhando com as férias – mesmo que sejam aposentados!
Os encontros em família serão sempre festivos, os netos serão sempre bem-vindos com barulho, com bagunças pela casa, mudando a realidade de sempre arrumada.
Um casal que ama sua vida de casado vai continuar arrumando assuntos novos para conversar, coisas novas a aprender, novos caminhos a conquistar porque a vida nunca para. Se você está vivo, precisa ver a vida se movimentando ao seu redor!
Encontrarão motivos para rir, para chorar, coisas para relembrar. Sim, relembrar porque já reviram muitas vezes seu passado, as coisas boas e ruins que aconteceram, os imprevistos, as viagens, os passeios, as reuniões em família, o dia do casamento, a lua de mel… a coleção de lembranças é grande e precisam de muito tempo para revê-las.
Lembranças e Muito Mais
Mas não é só de lembranças que vive um casal que já está junto há muito tempo!
Eles também amam sonhar. Sonhar com o dia de amanhã. Sonhar com uma reforma para renovar a casa. Sonhar com uma nova viagem, quem sabe uma nova lua de mel, agora muito mais doce que a primeira, pois tem a experiência, a cumplicidade, o conhecimento e a sabedoria que não tinham lá no início. Sonhar com novos aprendizados, novas descobertas, pois amar a vida invoca em vivê-la plenamente em todos os momentos e sentidos.
Terão tempo um para o outro, para namorar, para acarinhar, para desfrutar da companhia um do outro.
Sexo? Sim, sempre que houver desejo, e esse desejo é cultivado no dia a dia com pequenos atos, com palavras cheias de amor, com o respeito mútuo, com olhares furtivos, com pensamentos envolventes.
Os abraços e beijos farão parte dos momentos diários e jamais deixarão que eles desapareçam!
As palavras de amor estarão sempre presentes, não perderão tempo em desavenças porque a vida é curta e precisa ser vivida. O amor sempre foi algo presente no lar e agora ele toma um lugar, uma constância, uma cor diferente, uma importância muito maior.
A vida de casado não precisa ser um desafio ou um duelo constante, ela pode ser uma caixa de surpresas boas todos os dias. E quando a vida se apagar, essa caixinha que ficará, poderá ser aberta e retirado dela muita coisa boa, serena e linda para quem ficar ou vier depois deles.
Conclusão
Nos tempos atuais não são muitos os casais que chegam a uma idade avançada juntos e, aqueles que chegam parecem não desfrutar de bons momentos juntos.
No entanto, essa não é uma regra, ao contrário pode ser uma exceção.
Há ainda muitos que aprenderam ao longo da vida que vale a pena cultivar a amizade, o amor, o companheirismo, a satisfação de estar ao lado de alguém que se ama, e buscam juntos realizar o desejo de viver bem com quem se ama.
Logicamente que isso não é algo fácil, mas também não é impossível.
O problema é que muitos não querem ter o trabalho de tentar e desistem logo. Outros até buscam uma trégua e ajuda para desenvolverem o relacionamento, mas por ser muito trabalhoso e estressante, também desistem.
Porém, tudo o que é fácil, ou não tem valor ou não é tão verdadeiro assim!
E como uma planta que para ser plantada necessita de um preparo da terra, a colocação da semente, o cuidado, a rega, a poda etc., até que ela esteja pronta para ser colhida e consumida, leva tempo, assim também um relacionamento precisa de um tempo para amadurecer, crescer e se desenvolver adequadamente. Por isso, a paciência, a constância, a perseverança, o amor, o respeito e tudo o mais, necessitam ser cultivados, cuidados e aprimorados a fim de que o amor consiga florescer e se desenvolver saudável e promissor.
São anos de trabalho, mas também de alegrias e fortalecimento, de entrosamento e cumplicidade que valerão a pena os muitos minutos e energia colocados aí.
Se o caminho for percorrido com paciência e perseverança, sabedoria e amor, os frutos colhidos serão de alegria, paz e harmonia.
Porém, percorrer essa jornada juntos implica em buscar também a força e a ajuda de Deus que nos conhece como a palma de Sua mão. Ele sabe o que necessitamos e como podemos conquistar a alegria de uma vida juntos. Seu maior desejo é que cada relacionamento continue em Seu Reino, por isso nos oferece a Sua ajuda para que consigamos alcançar esse objetivo.
Não deixem de recorrer a Ele em suas lutas e necessidades, divergências e convergências, e entregar a Ele a relação de vocês a fim de que Ele os abençoe e auxilie sempre.
PARA SEMPRE JUNTOS
Quero andar pelos prados,
Subir as montanhas,
Percorrer os riachos,
Olhar as estrelas,
Deitar na grama e ver as nuvens passar,
E o tempo ver voar,
Com você!
Olhar ao longe e ver
Que lá chegaremos
Juntos
De mãos dadas
Um sorriso no rosto
E um grande amor no coração!
(da autora)
E aí?
Você acha que vale a pena tentar? Acredita na possibilidade de manter a chama do amor no relacionamento conjugal, apesar dos anos?
Deixe sua opinião nos comentários. Ele poderá ajudar outros a acreditar e lutar pelo relacionamento deles também.
Um abraço
Ivanise