Família,  Relacionamento conjugal

RELACIONAMENTO CONJUGAL: COMO O CASAMENTO PODE MELHORAR COM O AUTOCONHECIMENTO E TORNAR A RELAÇÃO COM SEU CÔNJUGE MAIS ESTÁVEL?

O que o autoconhecimento tem a ver com o relacionamento saudável (no casamento)?

Autoconhecimento não tem a ver somente comigo? Não é a experiência de conhecer melhor a mim mesmo e conseguir trabalhar as minhas questões pessoais?

Isso é bem verdade!

Mas é verdade também que essa experiência de autoconhecimento (conhecer melhor a mim mesmo), abre horizontes que antes estavam ocultos em minha mente e que me ajudarão a compreender muito mais o mundo que me cerca e, isso envolve relacionamentos.

No casamento há muitos desafios que precisam ser encarados para que a relação possa se desenvolver harmoniosamente e se, a minha relação comigo mesmo não está adequada, como posso encarar a relação com outros?

Estamos vindo num crescente nesses últimos posts, e se você deseja explorar mais esse assunto, sugiro que leia os posts anteriores: O que é AutoconhecimentoComo Desenvolver o AutoconhecimentoVença Suas Batalhas Pessoais e Conquiste Uma Vida de Sucesso e Felicidade.

Portanto, buscar esse enriquecimento pessoal trará benefícios não só a você, mas aos que se relacionam contigo, e o cônjuge, com certeza, será o maior beneficiado com as mudanças que advirão dessa busca.

Na Bíblia, em I Coríntios 13:11 (NBV), há uma referência muito interessante que diz: “Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas quando me tornei homem, meus pensamentos se desenvolveram muito além dos meus pensamentos da minha infância, e deixei para trás as coisas de criança.”

É exatamente isso que o autoconhecimento faz, nos ajuda a deixar para trás as coisas que dizem respeito à nossa falta de amadurecimento e a crescer individualmente e em nossos relacionamentos.

Mas como isso se dará?

1) A comunicação será mais clara e objetiva:

Casal em banco de parque
Autoconhecimento e relacionamento

As mensagens serão transmitidas com mais clareza e precisão, o que trará uma melhor compreensão na comunicação do casal (veja o Post: Comunicação do Casal) deixando de lado os mal-entendidos, as provocações, os comentários jocosos, as discussões sem fim, as palavras ferinas, as gritarias e xingamentos. Porque antes de falar, você raciocinará a respeito do que quer realmente transmitir e só continuará quando tiver certeza de que se fará entender. Ou então, selecionará os assuntos para os momentos apropriados, evitando assim desentendimentos desnecessários. Aliás, acho mesmo que todo desentendimento é desnecessário, pois não precisamos chegar a isso para resolver os conflitos – boas e maduras conversas serão o suficiente.

2) Desenvolve a paciência com os erros próprios e com os erros do outro:

Autoconhecimento e relacionamento
Casal em um ambiente de praia ao por do sol

Uma pessoa intolerante com os erros dos outros, normalmente é porque não consegue aceitar seus próprios erros e se frustra, levando a não saber agir com relação aos erros alheios.

Somos sujeitos a erros constantemente, pois essa é a nossa natureza, mas isso não quer dizer que precisemos nos frustrar constantemente também. Podemos olhar para essa experiência e crescer com ela, buscando meios para não cair na mesma armadilha duas vezes.

No relacionamento conjugal não é diferente. Você pode olhar para os erros do seu cônjuge com olhos não judiciosos e aprender a compreender as falhas dele, ajudando-o em suas frustrações e fraquezas. E essa ajuda não é através de críticas, comentários depreciativos ou apontamento dos erros, mas apenas estando ao lado, entendendo que cada um tem seu tempo e que você precisa respeitar o tempo de quem ama. Mesmo que esse tempo leve uma vida toda! Sim, isso é amar!

3) Aprende a valorizar-se e a valorizar o seu cônjuge:

A coisa mais difícil para quem não consegue achar que tem valor é se olhar no espelho – bem nos olhos – e ver que é útil para alguém ou para alguma coisa.

A valorização pessoal está no topo da lista quando falamos de bem-estar e crescimento pessoal – estamos falando de algo que está longe de ser egocentrismo.

Você só conseguirá valorizar a si mesmo quando conhecer seus limites, suas possibilidades e suas fraquezas. Esse autoconhecimento te ajuda a estabelecer trajetórias mais concretas e te possibilitará alcançá-las sem colecionar frustrações e melhorar seu relacionamento.

Também será mais tolerante com o seu cônjuge, conhecendo que ele também tem limitações e fraquezas e que necessita de apoio para superar aquilo que lhe traz frustrações. Se você não desenvolveu essa tolerância consigo mesmo, será mais difícil aceitar que o outro necessite da sua ajuda e paciência.

4) Ajuda a entender melhor a relação com o outro e a bagagem pessoal que o cônjuge carrega:

Autoconhecimento e relacionamento
A importância de entender a bagagem que cada um carrega.
Malas

Somos aquilo que os anos fizeram de nós. Nossas experiências são nossas bagagens.

A educação que você recebeu, as influências do meio, enfim tudo aquilo que você absorveu forma seu caráter, a pessoa que você é hoje.

Entender toda essa bagagem, os traumas, as limitações, as dificuldades, ajuda no autoconhecimento e a buscar uma forma mais adequada de estar nesse mundo e no relacionamento conjugal. Isso também ajudará a olhar para você mesmo e ver como se insere na relação com a pessoa que ama. Te ajudará a perceber suas atitudes face aos problemas no casamento, as suas reações precipitadas, as palavras que fala ou deixa de falar, as manifestações de amor que mostra ou deixa de mostrar, a verdadeira pessoa que você é na relação e como trabalhar cada uma dessas nuances.

Você passará, então, a olhar para o seu cônjuge de maneira diferente e perceber que ele também é um ser humano que necessita ser compreendido e amado, e que também tem uma bagagem pessoal que pode precisar de ajuda para carregar.

Vocês poderão tomar tempo para conversar e abrir toda essa bagagem – aos poucos – e tentar entender cada coisa que retirarem de dentro dela. Às vezes serão conversas difíceis e dolorosas, pois nem sempre queremos revolver o passado, mas serão necessárias para que avancem na relação sem conflitos e desentendimentos.

Muitas coisas que virão à tona, ajudarão a elucidar muito do comportamento em relação ao seu autoconhecimento e ao relacionamento com o seu cônjuge. E se vocês perceberem que precisam de ajuda profissional para ‘desembrulharem’ todos esses pacotes, não hesitem em procurar. Há bons terapeutas de casais que saberão como conduzir vocês a uma descoberta espontânea e eficaz. E ao vocês trabalharem tudo isso, o relacionamento fluirá de maneira muito mais saudável!

Ficarão ainda, mais livres para amar e se relacionar, pois não ficarão presos aos traumas e medos, e às dificuldades pessoais que impedem a relação de crescer.

5) Oferece uma perspectiva mais otimista da relação:

Aquela visão difícil e complicada que vocês tinham da relação matrimonial torna-se diferente.

Passam a ter prazer na companhia um do outro, a ansiar os momentos juntos, a conversar mais, ter mais períodos tranquilos de namoro e aconchego, a respeitar o outro, a entender suas necessidades, a querer ajudar, a abraçar mais para sentir o outro e ampará-lo também, enfim, serão cúmplices na vida um do outro, em todos os momentos. E nessa fase começam a descobrir o encanto daquilo que Deus desejou para Vocês: serem uma só pessoa.

Não quer dizer que os problemas cessarão, mas que vão encará-los de uma maneira diferente, com mais maturidade e amor.

Não quer dizer que resolverão tudo, mas que saberão ser complacentes com as falhas.

Não quer dizer que chegarão ao ápice, mas saberão que podem sempre crescer juntos.

Não quer dizer que tudo será somente um ‘mar de rosas’, mas que saberão lidar com os espinhos delas também.

Enfim, passarão a compreender melhor o amor que Deus deseja que experimentem que é “paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso e orgulhoso, nunca é grosseiro, nem egoísta. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor. Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa. Tudo sofre, sempre crê, sempre espera o melhor, tudo suporta.” (I Coríntios 13:4-7 NBV)

6) Ajudará a conquistar o amor-próprio, e fará amar mais e melhor ao próximo e amar muito mais a Deus:

Autoconhecimento no relacionamento faz com que desenvolvamos a autoestima.

Essa tríade aproxima muito mais da compreensão da lei de Deus. Na Sua lei estão contidos os segredos para vivermos melhor com nós mesmos, com os outros e com Ele.

A compreensão de nós mesmos (autoconhecimento) nos ajudará a compreender também o que Deus deseja para nós e para o nosso relacionamento. E entenderemos muito melhor o amor que dedicamos ao cônjuge, pois seremos capazes de amar de forma mais profunda e plena com o amor que vem de Deus.

E ainda, será muito mais fácil manter a nossa essência, a nossa individualidade, porque saberemos exatamente quem somos e o nosso papel nesse instante da vida em que vivemos.

Conclusão

Conclusão de autoconhecimento e relacionamento.
Casal

Ao desenvolvermos e aperfeiçoarmos o autoconhecimento ajudaremos não só a nós mesmos, mas também o nosso relacionamento, e todos os demais que se relacionarem conosco serão beneficiados com o nosso crescimento pessoal.

Nosso casamento tomará um rumo diferente, pois estaremos preparados para dialogar, entender, buscar soluções, olhar o outro de forma madura e consciente.

Os desentendimentos serão resolvidos de forma tranquila e sem ofensas. Os diálogos serão produtivos e resolutivos. Aprenderemos a valorizar quem somos e, também ao nosso cônjuge e teremos, ainda, paciência com os erros de cada um.

Olharemos a relação com nosso cônjuge e conosco mesmos (autoconhecimento) de forma mais otimista, pois entenderemos que um diálogo maduro, paciência e compreensão serão caminhos seguros para um relacionamento maduro e estável.

E, acima de tudo, compreenderemos melhor o amor verdadeiro que Deus quer que desfrutemos.

Sim, o autoconhecimento é um aliado importante no relacionamento do casal e num matrimônio rico e saudável!

“A pessoa que pensa que sabe alguma coisa ainda não tem a sabedoria que precisa.” (I Coríntios 8:2 NTLH) E esse é outro segredo, estar sempre olhando para dentro de si, pois sempre há algo mais a aprender. Achar que ao descobrir algumas coisas te fez um mestre sobre você mesmo e que não precisa buscar compreender mais, é um grande erro. Ser humilde e aceitar novas descobertas só levará a um caminho crescente.

O casal poderá buscar esse treinamento sempre a fim de ver a sua relação amadurecendo e se fortalecendo para toda a vida.

E aí, gostaria de experienciar em seu casamento uma relação sólida e madura?

Não deixe de ler os outros artigos sobre esse tema: O que é AutoconhecimentoComo Desenvolver o AutoconhecimentoVença Suas Batalhas Pessoais e Conquiste Uma Vida de Sucesso e Felicidade.

Um abraço

Ivanise

Outros artigos da autora.

Livros disponíveis da autora: impressos e ebooks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *